top of page
Como o Projeto GRR surgiu?

O projeto GRR (Grupo de Reforço e Revisão) surgiu durante uma aula da disciplina Ações Educativas para Biomedicina II, ofertada para os alunos de Biomedicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Nela, os alunos aprendem técnicas de docência, didática, desenvolvem senso crítico sobre o atual sistema de ensino utilizado no ensino superior e passam a compreender melhor a unificar os diferentes tipos de professor, aluno e técnicas existentes. Durante a discussão, foi levantada a necessidade de aprimorar a relação aluno – professor para que o compartilhamento de conteúdo fosse melhor aproveitado. Dessa forma, o projeto foi ganhando forma e seu modelo de aulas foi sendo estruturado. Para entender melhor o diferencial da nossa proposta, clique aqui.

Por que a Biomedicina?

A iniciativa recebeu bastante incentivo dentro do curso porque originalmente a Biomedicina foi criada para formar pesquisadores e docentes. Hoje, 60 anos após sua fundação, as necessidade são outras e diversas outras habilitações e áreas de trabalho foram sendo estabelecidas. Entretanto, as universidades federais de maneira geral ainda tem essa formação mais tradicional, como é o caso da UFPR. 

O curso conta com disciplinas específicas para aprimorar a formação docente dos alunos, além dos diversos seminários e trabalhos que são apresentados durante a graduação.

No questionário aplicado para os alunos de Biomedicina UFPR, um dos resultados obtidos fundamenta este ponto,pois quase 50% dos alunos colocaram como motivação principal da participação como tutores o aprimoramento da prática em docência, seguido da necessidade de auxiliar outros alunos.

Qual é a demanda do projeto?

As grandes taxas de reprovação nas matérias do primeiro e segundo semestres do curso de Biomedicina levaram à preocupação com o aproveitamento dos alunos, uma vez que são conteúdos básicos e extremamente necessários para o decorrer do curso e da vida profissional. Foi levantado um questionário para saber dos próprios alunos o real panorama de aprovações e quais as necessidades individuais no momento. O resultado obtido foi:  

Porcentagem obtida quando os alunos foram questionados sobre a adesão a um projeto como esse, caso estivesse disponível quando os alunos estavam nos primeiros períodos do curso. 

Classificação das matérias que mais precisam de aulas de reforço e apoio nos conteúdos, segundo os alunos. O resultado corroborou com o que já havia sido idealizado pela professora orientadora e alunas coordenadoras do projeto. De todas as disciplinas listadas, 4 das 5 mais votadas são do 1º período do curso e são as que tem maiores taxas de reprovação. São elas: Bioquímica, Biologia Celular, Análise de Dados, Anatomia e Química Geral. 

QUER SABER MAIS SOBRE A BIOMEDICINA NA UFPR?

Visite a página oficial do curso e tenha acesso a todas as informações sobre o curso, as disciplinas e projetos atuais da UFPR clicando aqui!

Setor de Ciências Biológicas

Universidade Federal do Paraná

Av. Cel. Francisco H. dos Santos, s/n - Jardim das Americas

Curitiba - PR

 Contato 

Obrigado! Mensagem enviada.

bottom of page